POLE POSITION NO MUNDIAL DE KART, GABRIEL GOMEZ CRAVOU SEU NOME NA HISTÓRIA DO KART.

Foto: Manuela Nicoletti

Com apenas 15 anos de idade, o piloto catarinense foi o piloto mais veloz do Mundial de Kart CIK/FIA 2021 na Espanha, em seu ano de estreia na categoria OK.

Escrevendo seu nome na história do kartismo brasileiro e mundial, Gabriel Gomez viveu entre os dias 29 e 31 de Outubro uma dos finais de semana mais importantes da sua carreira, quando se tornou um dos principais destaques brasileiros no Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA realizado na Espanha, no Campillos Kart Center, com a pole position da categoria OK.

Bi campeão Brasileiro de Kart, Bi Campeão da Copa Brasil, Campeão Sul-Americano, e multi campeão em competições estaduais por diversas categorias, assim se descreve o histórico do jovem piloto catarinense Gabriel Gomez, onde com apenas 15 anos de idade, agora inclui em seu currículo a conquista da pole position do Mundial de Kart de 2021, em meio a um ano caótico para os brasileiros, após a principal competição do kartismo mundial no Brasil ser cancelada.

Com todos acontecimentos em torno das alterações de local do Mundial de Kart, que em primeiro plano teria a realização no Brasil, Gomez viu pela frente um enorme desafio a ser enfrentado, já que mudança do Mundial para a Espanha, anulou toda a preparação que vinha sendo realizada por dois anos no Kartódromo Internacional Speed Park.

Mesmo sem um lugar no pódio ao enfrentar contra tempos na prova decisiva sob a pista úmida, Gomez impressionou todos que acompanharam a competição Mundial, quando mesmo com pouca experiência na Europa – lembrando que Gabriel compete apenas no Brasil - o brasileiro mostrou desempenhos dignos de vitórias, conquistados nos baterias classificatórias Champions of the Future, Open do Mundial, repetindo as mesmas conquistas no Mundial, desta vez com a pole position da categoria OK, uma vitória, dois “Top 3” e um quarto lugar entre as classificatórias, em uma preparação de apenas uma semana.

Foto: Manuela Nicoletti
Com uma pole position histórica, Gabriel Gomez, além de marcar seu nome na história do kartismo mundial, exaltou também seu nome no kartismo brasileiro, integrando o seleto grupo de pilotos a conquistar a pole position no Campeonato Mundial de Kart (André Nicastro – 1996, Ruben Carrapatoso – 1998 / 2003, Sérgio Jimenez / 2000 – Matheus Morgatto / 2020).

“Vivi um sonho, mas um sonho muito trabalhoso e suado.” – brincou o piloto catarinense. “Por dois anos investimos na preparação para o Mundial de Kart que seria realizado em casa. Ficamos muito decepcionados com toda a mudança, ainda mais com uma alteração do local a menos de 40 dias para a competição. Não foi fácil custear a ida para a Espanha, mas com a ajuda e união de alguns amigos conseguimos manter nossa participação, e agradeço imensamente a cada um pela ajuda.” – ressaltou Gomez.

“A sensação de fazer a pole position do Mundial de Kart é única, conseguir ser o mais rápido diante os melhores piloto de kart do mundo é indescritível, mostrando que o Brasil também é capaz de colocar pilotos no topo do Mundo, nesse caso eu me coloquei, junto a todo trabalho da minha equipe DTR Motorsport, e da CRG, pois o conjunto kart e motor estava perfeito. Consegui desempenhos muito bons nos Heats, e garanti a terceira posição para a final. Infelizmente enfrentamos dificuldades no piso molhado da corrida final, mas sigo feliz com todo trabalho e desempenho mostrado na Espanha” – completou Gabriel.

Colhendo frutos de uma conquista única no Mundial, o piloto celebrou também a conquista de uma premiação  de U$ 10 mil doado por um grande investidor do kartismo brasileiro, que decidiu não se identificar. Repassado através da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, a premiação foi oferecida ao piloto catarinense para um possível investimento na sequencia da carreira de Gomez, que vem realizando sua primeira temporada na categoria Graduados, começando a projetar a sequência de sua jornada no automobilismo nos próximos anos.

Foto: Manuela Nicoletti
Já em solo brasileiro, Gomez não poupou agradecimentos a todos que fizeram possível essa participação histórica no Mundial de Kart de 2021. – “Sabemos que nada na vida conseguimos sozinho, e tenho muito para agradecer principalmente ao Dudu Dieter por acreditar no meu potencial, e depositar uma confiança enorme em mim e no meu trabalho como piloto representando a fábrica italiana CRG, ao meu mecânico Jadson por toda a parceria, a MG Tires, a Iame Brasil e Iame Itália, e todos que de alguma forma me ajudaram e apoiaram nessa jornada na Espanha, família e amigos que em todos os dias mandavam mensagem e energias positivas através das redes sociais, o meu muito obrigado a todos.” – finalizou o piloto, que agora segue com as atenções para o Campeonato Brasileiro de Kart que acontecerá em Dezembro no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Santa Catarina.